domingo, 7 de agosto de 2016

O futuro do Flamengo

Sou flamenguista e, por conta de olimpíadas, só assisti por completo o jogo do Flamengo nesse fim de semana pelo Brasileirão. A equipe fez uma partida segura contra o Atlético-PR e conseguiu a vitória por 1x0. Costumo dizer que vejo futuro em um time que joga bem, mesmo que não consiga resultados e duvido um pouco de um time que consiga resultados sem boas exibições. Por isso, vejo um Flamengo com chances de título (mas longe de ser o favorito), pois por detalhes deixou de ganhar alguns jogos durante o campeonato. Pênalti perdido contra o São Paulo, pênalti não marcado contra o Santos, gols perdidos contra o Fluminense, empate tomado no fim contra o Botafogo são alguns exemplos. 
Zé Ricardo reconheceu e parou de insistir no erro que havia cometido contra o Botafogo de encher o time de volantes para segurar o resultado, uma das minhas preocupações com o treinador. Apenas uma coisa ainda me preocupa: os pontas utilizados pelo treinador. Diego foi um bom reforço, pode fazer a diferença, porém eu estava satisfeito com os meias do elenco, Mancuello e Alan Patrick, que devem perder o lugar no time. Um jogador de lado de campo de qualidade seria mais necessário.
Para executar essa função, o Fla tem hoje no elenco: Marcelo Cirino, Fernandinho, Sheik (deve ir embora), Ederson (machucado), Everton, Gabriel e Adryan. Emerson vinha jogando muito mal e felizmente deve se transferir. O grande problema é que os melhores jogadores entre esses são Ederson, Everton e Adryan, mas todos eles rendem muito mais pelo lado esquerdo, sendo difícil encaixar dois ao mesmo tempo. Esse é o motivo da insistência do Zé no Cirino e Fernandinho. O ideal seria a chegada de um jogador que atue pelo lado direito que possa fazer a diferença, mas como isso não deve acontecer vejo o time ideal com Éverton e Ederson revezando de lado durante o jogo, com Adryan sendo titular enquanto o segundo não se recupera de lesão e também quando ele se lesionar de novo, pois ele vive um relacionamento sério com o departamento médico. Cirino some em todos os jogos e vem sido criticado de forma unânime pela torcida, já Fernandinho ao meu ver é um jogador que sobra habilidade, mas muito previsível e que sempre toma a decisão errada, o jogo de sábado foi a prova disso, apesar de dar uma assistência, ele desperdiçou inúmeras oportunidades ao escolher a opção errada entre drible, chute e cruzamento. 
A opção de jogar com dois meias armadores entre Alan Patrick, Mancuello e Diego não me agrada muito. Digo isso, pois os dois primeiros já atuaram juntos e nenhum dos dois rendeu pela ponta, sendo que hoje não vejo o Zé abrindo mão do esquema 4-2-3-1 que tem dado muito certo, já Diego não tem físico para jogar pelos lados, já que é uma posição que exige ajuda na marcação. Ocasionalmente, pode dar certo. Em jogos muito fáceis em casa, como o Fla tem tido sempre o domínio dos jogos, uma opção ousada seria colocar Arão de primeiro volante, com Alan ou Mancu mais a frente e o Diego de 10. 

A última solução que muitos sugerem para o problema dos pontas seria jogar com dois atacantes, Damião e Guerrero. Na minha opinião, isso não poderia dar certo, pois os dois são muito parados, sempre esperando a bola e não têm muita qualidade de passe. Outro dia debati sobre isso com um homem que disse que seria o mesmo que o Galo que joga com Pratto e Fred, mas na verdade é bem diferente. Lucas Pratto atua como camisa 10, pois tem ótimo passe e técnica e já executou essa função inúmeras vezes desde o começo da carreira.  


Pedro Werneck Brandão

Nenhum comentário:

Postar um comentário