domingo, 1 de janeiro de 2017

Projeção Grêmio 2017

  O ano de 2016 do Grêmio começou cheio de expectativas, teve uma queda de rendimento e acabou terminando com um balanço muito positivo. Apesar da eliminação nas oitavas de final da Libertadores, Roger Machado continuou no comando do time e fazia bom trabalho, mas, após uma sequência ruim, o próprio técnico resolveu deixar o cargo. Nesse momento, o time estava na 8ª posição do Brasileirão. 

  Renato Gaúcho foi escolhido para assumir o clube, o principal objetivo para salvar o ano era conseguir a classificação para a Libertadores 2017. Para conseguir esse feito, haviam duas possibilidades: ganhar a Copa do Brasil, na qual o time estava nas oitavas de final, ou ficar entre os seis primeiros colocados do Brasileirão. Montando um time que manteve a base de Roger, Renato conseguiu a conquista da Copa e cumpriu sua missão, quebrando o jejum de 15 anos sem título de expressão do time.

  Para 2017, a diretoria gremista planeja um ano repleto de títulos, mas não precisará de muitos reforços para isso. A verdade é que o time do tricolor gaúcho já é muito bom. É claro que uma ou outra contratação pode ser feita, porém manter a base do time atual vai ser o mais importante.

  A defesa gremista foi uma das mais consistentes durante o ano passado. Marcelo Grohe é ótimo goleiro. Edílson resolveu o problema da lateral direita, a dupla Kannerman e Geromel é uma das melhores do país e Marcelo Oliveira é um lateral esquerdo que não compromete, principalmente por defender muito bem. Para esse setor, devem chegar apenas reforços para compor elenco, como um reserva para Edílson, já que Walace Oliveira não ficará e outro para Marcelo, pois Marcelo Hermes não teve seu contrato renovado.

  O meio de campo gremista deu show na final da Copa do Brasil e dominou o Galo. Jogando dessa forma durante todo o ano que vem, vai dar muito trabalho. O formato desse setor é um losango, com o garoto muito bom Wallace à frente da zaga, Ramiro, de forma muito intensa, fazendo um meio campista área-a-área, Maicon sendo um armador vindo de trás e Douglas fazendo a função de camisa 10. Renato conseguiu fazer os jogadores de meio marcarem com muita vontade e também participarem do ataque.

  No ataque, Renato colocou dois jogadores de velocidade, Pedro Rocha e Luan, o craque do time. Para a reserva, Everton e Bolaños conseguem manter as características e há muita expectativa sobre o segundo deles, que chegou por uma bolada. Mesmo assim, a própria diretoria já revelou que deseja ter no elenco um centroavante de área e negociam com o ex-Grêmio Barcos e o artilheiro do último campeonato uruguaio Gabriel Fernández.

  Por enquanto, o time gaúcho fechou apenas com o volante Michel, de 26 anos, que chega para ser reserva. Outros reforços poderão chegar com esse mesmo intuito. Para o ataque, Barcos seria excelente reforço, mas, caso fosse titular, mudaria as características do time. A chegada de outras caras novas dependerá da permanência ou não de alguns dos principais jogadores, como Wallace e Luan, que despertaram interesse de clubes europeus. 

  Portanto, mantendo a base desse ano, o time gremista pode chegar longe ano que vem, com:





Pedro Werneck 

Nenhum comentário:

Postar um comentário