terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Resumão do 1º turno da Premier League

  Dia 1º de Janeiro acabou o primeiro turno da Premier League. Resolvi separar alguns destaques do campeonato mais divertido de se ver no mundo.



  Times sensações do campeonato: 

  - Chelsea: É verdade que qualquer um apostava que os Blues seriam um dos concorrentes ao título da PL, mas poucos pensavam que teria tamanha soberania. O time chegou a ter 13 vitórias consecutivas e terminou o turno 6 pontos à frente do Liverpool. Antonio Conte surpreendeu a todos e resolveu utilizar um sistema 3-4-3, que deu muito certo. David Luiz jogando como zagueiro central, com certa liberdade para sair com a bola, foi de dúvida a um dos destaques do campeonato. A utilização de Azpilicueta, lateral que sempre defendeu muito bem, como zagueiro foi outro acerto do técnico italiano.


  - Liverpool: Com um time inferior, pelo menos no papel, aos rivais Chelsea, United, Arsenal, City e talvez Tottenham, os Reds estão jogando o futebol mais bonito do campeonato. Klopp assumiu o time no meio do ano passado e levou a equipe a duas finais, mas perdeu ambas. Esse ano, o alemão passou tudo que sempre aplicou na Alemanha para seus comandados. O futebol intenso e de posse de bola é fácil de ser observado, o time sendo o com maior distância percorrida, o que mais troca passes e o com mais gols.

  - Bournemouth: Disputando a Premier League pela primeira vez na sua história, o pequeno clube está fazendo grande campanha e ocupa a 9ª posição. O time demonstrou um futebol ofensivo, sendo o 8º que mais marcou gols no campeonato. A equipe ainda protagonizou jogaços, como quando virou para 4x3 o jogo contra o Liverpool e quando ganhava de 3x0 do Arsenal e tomou empate, terminando 3x3.


  Times decepções do campeonato:

  - Leicester: Contra tudo e todos, os Foxes foram campeões da Premier League pela primeira vez na sua história na temporada passada. Esse ano, a expectativa era que o time fizesse outra boa campanha e terminasse na parte de cima da tabela. Apresentando péssimo futebol, a equipe ocupa a 15ª posição e frustra os fãs do futebol.

  - Swansea: Depois de terminar a temporada passada em 12º, a expectativa era que o Swansea terminasse novamente em uma posição parecida, até porque tem um elenco qualificado. Mas o primeiro turno foi péssimo, o time ocupa a vice-lanterna e já trocou de técnico, coisa rara no futebol inglês.



  Top 6 artilheiros do campeonato:

  Diego Costa (Chelsea)- 14 gols
  Sánchez (Arsenal), Ibrahimovic (Manchester United)- 13 gols
  Agüero (Manchester City), Defoe (Sunderland), Lukaku (Everton)- 11 gols

  Top 9 garçons do campeonato:

  De Bruyne (Manchester City)- 9 assistências
  Matt Phllips (West Bromwich)- 8 assistências
  Eriksen, Lallana, Sánchez (Arsenal)- 7 assistências
 Matic (Chelsea), Sigurdsson (Swansea), Payet (West Ham), Zaha (Crystal Palace)- 6 assistências
  Seu José (Bar da Esquina)



  Jogadores com menor média de minutos/participação direta em gols (gols e assistências):

  Diego Costa (Chelsea)- 83,7 mins
  Sánchez (Arsenal)- 85,1 mins
  Lallana (Liverpool)- 92,5 mins
  Coutinho (Liverpool)- 96,7 mins
  Kane (Tottenham)- 98,5 mins
  Agüero (Manchester City)- 103,9 mins
  Ibrahimovic (Manchester United)- 106,8 mins
  Son (Tottenham)- 107,5 mins
  Lukaku (Everton)- 109,8 mins
  Mané (Liverpool)- 127,2 mins



  Minha seleção do campeonato:

  


  De Gea (Manchester United): Hoje, no mundo, De Gea só perde para Neuer na sua posição. O espanhol agarrou demais nesse primeiro turno. No começo do campeonato, quando seu time estava jogando muito mal, o goleiro salvou a equipe de um início ainda pior.

  Azpilicueta (Chelsa): O espanhol é originalmente lateral esquerdo, apesar de ser destro. Por ser um dos melhores defensores do mundo, com poder de marcação impressionante, Conte resolveu colocá-lo de zagueiro no seu sistema 3-4-3 e não tinha como o jogador responder melhor.

  David Luiz (Chelsea): Eu sempre fui um dos grandes críticos do zagueiro brasileiro, falava que ele sempre deu bons desarmes, tinha raça e sabia se antecipar muito bem, mas dava muitos espaços. Mourinho, quando treinava o Chelsea, tentou utilizá-lo de volante, por conta da sua mania de sair levando a bola. Conte apostou na volta de David e colocou ele como o zagueiro central, dando certa liberdade para ele sair e aproveitando sua ótima capacidade de disputar bolas, tanto no alto, quanto por baixo.

  Virgil (Southampton): O zagueiro holandês impressiona desde a temporada passada. É um zagueiro rápido, forte e, para ele, não existe bola perdida. O jogador melhorou ainda mais nessa temporada e vem garantindo que os Saints continuem na parte de cima da tabela.

  Coleman (Everton): Temporada após temporada, o lateral direito do Everton é dito como um dos melhores da liga. O jogador defende e ataca com a mesma intensidade e é um dos principais nomes da ótima campanha do seu time, que ocupa a 7ª posição.

  Kanté (Chelsea): O francês foi campeão com o Leicester na temporada passada e esse ano foi vendido ao Chelsea. O futebol que despertou atenção dos Blues continua o mesmo, o jogador rouba muitas bolas, sai jogando com categoria e ainda se infiltra no ataque para dar opção. É um inferno para qualquer atacante.

  Lallana (Liverpool): No 4-3-3 de Klopp, Lallana faz um dos três homens de meio. Sua função é dar qualidade na saída de bola e se infiltrar na frente para finalizar e fazer jogadas individuais. O jogador já fazia isso com perfeição desde o começo da temporada e, com a lesão de Coutinho, assumiu o protagonismo da equipe e vem impressionando.

  Hazard (Chelsea): O belga é um dos principais jogadores dos Blues desde que chegou ao clube, em 2012. Temporada retrasada foi o craque do time na conquista do título, mas, na passada, não fez nada na campanha bem abaixo da sua equipe. Esse ano, a dúvida era qual Hazard iríamos ver, mas ele não deixou qualquer dúvida, voltou a mostrar bom futebol e a ser o líder técnico desse elenco.

  Coutinho (Liverpool): O brasileiro começou a temporada como o craque do time e correspondeu às expectativas, com 5 gols e 5 assistências em apenas 13 jogos. Acabou se machucando e perdendo o final do primeiro turno, mas agora retornará com a missão de liderar o time em busca do inédito título da Premier League (novo formato do Campeonato Inglês).

  Sánchez (Arsenal): Alexis é o craque do Arsenal no campeonato e talvez seja o jogador mais decisivo da liga. Ele faz gols, dá assistências e participa de todo jogo. Nas últimas temporadas, o chileno foi criticado pela irregularidade, mas agora essas críticas foram deixadas de lado.

  Diego Costa (Chelsea): Diego Costa, assim como Hazard, jogou demais na temporada retrasada e caiu muito na temporada passada. Nessa temporada, o brasileiro naturalizado espanhol se entendeu com o técnico Conte e assumiu o protagonismo da equipe. Artilheiro do campeonato, Diego realmente não perdoa, qualquer bola que chega, ele transforma em gol.



  Top 5 melhores de cada posição, na minha opinião:

  Goleiros:
  
  De Gea (Manchester United)
  Cech (Arsenal)
  Lloris (Tottenham)
  Pickford (Burnley)
  Foster (West Bromwich)


  Laterais/alas direitos:

  Coleman (Everton)
  Valencia (Manchester United)
  Moses (Chelsea)
  Clyne (Liverpool)
  Walker (Tottenham)


  Zagueiros (esquerda e direita): 

  Azpilicueta (Chelsea)
  Virgil (Southampton)
  David Luiz (Chelsea)
  Koscienly (Arsenal)
  Alderweireld (Tottenham)
  Matip (Liverpool)
  Vertoghen (Tottenham)
  Cahill (Chelsea)
  Bailly (Manchester United)
  Williams (Everton)


  Laterais/alas esquerdos:

  Baines (Everton)
  Milner (Liverpool)
  Clichy (Manchester City)
  Rose (Tottenham)
  Monreal (Arsenal)


  Volantes:

  Kanté (Chelsea)
  Ander Herrera (Manchester United)
  Henderson (Liverpool)
  Gueye (Everton)
  Wanyama (Tottenham)
  

  Meio-campistas:

  Özil (Arsenal)
  Silva (Manchester City)
  Eriksen (Tottenham)
  Pogba (Manchester United)
  Lallana (Liverpool)


  Pontas (direita e esquerda):

  Sánchez (Arsenal)
  Coutinho (Liverpool)
  Hazard (Chelsea)
  Alli (Tottenham)
  De Bruyne (Manchester City)
  Mané (Liverpool)
  Payet (West Ham)
  Son (Tottenham)
  Mkhtaryan (Manchester United)
  Zaha (Crystal Palace)


  Centroavantes:

  Diego Costa (Chelsea)
  Ibrahimovic (Manchester United)
  Agüero (Manchester City)
  Kane (Tottenham)
  Lukaku (Everton)



  Melhor jogador do campeonato: Diego Costa (Chelsea)

  Melhor técnico do campeonato: Antonio Conte (Chelsea)



Pedro Werneck


  
    
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário