segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Análise dos confrontos da Champions




Resultado de imagem para champions league

  Hoje de manhã ocorreu o sorteio que definiu os jogos das oitavas de final da Champions League. Resolvi analisar o que cada jogo nos promete.






Bayern Munich x Arsenal


Imagem retirada de Business Finance News


  Antes do sorteio, as contas de Bayern e Arsenal no Twitter brincavam dizendo que eles nem precisavam do sorteio para saber que iam se enfrentar. O motivo da brincadeira é que todo ano os dois times se enfrentam em algum momento da competição, pode ser na fase de grupos, nas oitavas, nas quartas ou nas semis. Na verdade, isso tornou o Arsenal um grande freguês do time alemão, já que perdeu a maioria dos confrontos entre os dois times. 
  O mais óbvio seria apontar novamente o time de Munich como favorito, mas talvez esse ano possa ser diferente. É verdade que mais uma vez o Bayern lidera o campeonato alemão, mas o futebol não tem sido tão vistoso quanto ano passado com Guardiola e o time tem tido mais dificuldade para vencer jogos considerados fáceis. Por isso mesmo, passou em segundo no seu grupo da Champions, tendo perdido um jogo para o Rostov e outro para o Atlético. Já o Arsenal, é segundo no campeonato inglês e tem como principal cartada o ótimo momento de dois craques, Sanchez e Özil. Além disso, o time inglês passou em primeiro em um grupo que tinha um adversário de mesmo nível, o PSG. Por todos esses fatores, a expectativa é de dois grandes jogos em que qualquer coisa pode acontecer. 



Manchester City x Monaco


Imagens retiradas de Renders de boleiro e Goal.com


  A maioria dos torcedores do Manchester City está comemorando que vai enfrentar o Monaco nas oitavas de final. Comemoram com razão, pois o time passou em segundo e poderia enfrentar, por exemplo, Barcelona, Atlético de Madrid e Borussia Dortmund. Mas, de todo jeito, não vai ter vida fácil. O time francês é muito jovem, com alguns garotos se destacando muito e abrindo olhos de times endinheirados como o próprio City, exemplos são Lemar e Bernardo Silva (na imagem acima representando sua equipe). A zaga formada pelo brasileiro Jemerson e Glik também é muito boa. E ainda tem jogadores experientes como João Moutinho e Falcão, que todos sabem como pode decidir quando está inspirado. 
  Apesar de tudo isso, o time inglês comandado por Pep Guardiola ainda é favorito. Mesmo assim, uma vitória do Monaco não me surpreenderia, assim como não me surpreendeu quando derrotaram o Arsenal dois anos atrás. A expectativa também é de dois grandes jogos.



PSG x Barcelona


Imagem retirada do site Agenda Notícias


  Para muitos, esse é o grande jogo das oitavas de final. Não há dúvidas de que o time do Barcelona é muito melhor que o do PSG. A grande questão é que o time francês também tem muita qualidade e poderia sim complicar a vida do espanhol. O jogo é apenas em fevereiro e a equipe parisiense tem que torcer para o Barça continuar tendo os altos e baixos que vem tendo no campeonato espanhol. 
  Por outro lado, o time de Messi e cia. também torce para que o PSG continue o mau momento, já que é apenas o terceiro colocado do campeonato francês, atrás de Nice e Monaco. Não sei como o técnico Unai Emery planeja montar sua equipe, mas o Barça vem demonstrando enorme dificuldade para enfrentar adversários que fazem pressão alta, principalmente quando Iniesta não está em campo, foi assim nas derrotas para Celta de Vigo e Manchester City e no empate com a Real Sociedad. 
  Mais uma vez, a equipe espanhola pegou um adversário difícil no sorteio e já começa a bolar teorias da conspiração em relação à UEFA. Inclusive, semana passada, o técnico Luis Enrique afirmou "não precisamos nem ver o sorteio, pois sabemos que vamos pegar o melhor segundo colocado".



Napoli x Real Madrid


Imagens retiradas de Freepik e Renders de boleiro


  O outro motivo para que o Barcelona faça tantas teorias da conspiração é que seu rival, o Real Madrid, sempre pega adversários considerados mais fracos. Na conquista do time madrilenho na temporada passada, muitos acusaram que o campeão teve um caminho muito fácil, enfrentando o adversário mais fraco em todas as fases. Esse ano, o Real passou em segundo no seu grupo e, mesmo assim, pegou um primeiro colocado considerado fácil, o Napoli,
  O time italiano sabe que certamente será um jogo muito difícil contra o Real Madrid de Cristiano Ronaldo, mas aposta na grande fase que vive no campeonato italiano, liderado por suas principais estrelas Hamsik, Mertens e Insigne, para passar de fase. 



Borussia Dortmund x Benfica


Imagens retiradas de Renders BR e RAAT 96


  O Borussia Dortmund passou em primeiro em um grupo que tinha, nada mais, nada menos, que o Real Madrid. Por outro lado, no campeonato alemão, o time está apenas na 6º colocação. Quando o time alemão tem todos os seus craques em condições, principalmente Reus e Aubameyang, é um time muito difícil de ser batido. Mas o Benfica é mais time que muitos da Bundensliga que conseguiram tal feito, logo, não pode perder as esperanças. 


Bayer Leverkusen x Atlético de Madrid


Resultado de imagem para bayer leverkusen atletico madrid
Retirado do site FullyFootball


  Temporada após temporada, o Atlético briga pelos títulos da Champions e do campeonato espanhol. Na Champions, ganhou em casa do Bayern Munich e contou com o tropeço do time alemão contra o Rostov para passar em primeiro. Mesmo indo muito bem na Liga dos Campeões, o time da capital espanhola não consegue deslanchar na competição de seu país, principalmente nos jogos em que tenta propôr o jogo, muito pelo péssimo aproveitamento nas finalizações. A cartada do Bayer Leverkusen deve ser justamente oferecer o jogo para o adversário e fazer gols no contra ataque, tentando fazer o time madrilenho provar do próprio veneno. 



Juventus x FC Porto


Imagens retiradas de szwejzi e FootyRenders


  Nesse jogo, tudo indica que a Juventus é a grande favorita. Passou em primeiro do seu grupo, mas é exagero dizer que sem dificuldades, pois ganhou injustamente jogos de Lyon e Sevilla. No campeonato italiano, segue na liderança, mas sem o brilhantismo de outros anos. Parece que a saída de Pogba ainda é sentida, mas seu substituto Pjanic está jogando demais e vai comandar o time junto com Higuaín rumo às quartas. O Porto aposta nos seus garotos para vencer a fortíssima defesa do time de Turim. 



Sevilla x Leicester City


Imagem retirada do site Sport


  Esse é, provavelmente, o confronto mais equilibrado das oitavas de final. O Leicester é o atual campeão inglês e não teve menor dificuldade para passar em primeiro no seu grupo, mas no campeonato inglês dessa temporada vai muito mal e amarga a segunda metade da tabela. Já o Sevilla é o atual campeão da Liga Europa e fez ótima campanha na fase de grupos, conseguindo se classificar em um grupo muito equilibrado. É difícil prever quem passará nesse confronto.



  Pedro Werneck








  












Nenhum comentário:

Postar um comentário