quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Projeção Cruzeiro 2017

  O ano de 2016 começou terrível para o Cruzeiro. Deivid foi demitido antes do começo do Brasileirão e o português Paulo Bento assumiu o time. O técnico renomado não se adaptou ao futebol brasileiro e afundou o clube mineiro, deixando o cargo no final de julho, com a equipe na penúltima colocação.

  Mano Menezes foi o escolhido para tentar salvar a Raposa de um possível rebaixamento, que seria o primeiro de sua história. A chegada de reforços como Ábila e Sóbis ajudou muito na missão. Com um novo time em campo, muito superior ao que começou o ano, o Cruzeiro terminou como 5ª melhor campanha do 2º turno e 12ª do campeonato. 

 Esse time em crescimento alimentou bastante as esperanças do torcedor cruzeirense para o ano de 2017. O plantel atual já tem muitas peças de qualidade e a diretoria está trabalhando forte para solucionar as falhas do elenco. Por isso, o clube mineiro já é um dos que mais movimentou essa janela de transferências, tendo acertado com Diogo Barbosa, Caicedo e Hudson.

  O goleiro titular do Zeiro há muitos anos é Fábio, mas, por conta da idade, ele vem caindo de rendimento. Esse ano, ele se lesionou por um longo período, dando oportunidade para Rafael mostrar sua qualidade. O reserva foi muito bem e pode virar o titular ano que vem.

  Na lateral direita, a Raposa contava com dois bons jogadores no elenco: Lucas e Mayke. O problema é que ambos estavam em péssima fase. Por isso, o primeiro, que estava emprestado pelo Palmeiras, não permanecerá. Já o segundo, começara o ano que vem como titular, tendo Ezequiel como reserva imediato.

  A lateral esquerda foi um dos grandes problemas do time de Mano durante o ano todo. Bryant veio do América MG e não convenceu nenhum pouco. Então, Edimar, outro recém-chegado, assumiu a titularidade, porém não teve bom rendimento. Mas a diretoria cruzeirense não deu bobeira e já acertou com o excelente jogador Diogo Barbosa, que pertencia ao Coimbra e atuou pelo Botafogo na última temporada, o custo foi de cerca de R$5 milhões. 

  O outro grande problema cruzeirense foi a zaga. Bruno Rodrigo não foi bem e sua saída do clube já foi anunciada. O garoto Bruno Viana foi outro que não convenceu. Léo é considerado pela diretoria um bom jogador, mas apenas para compor elenco. Por outro lado, Dedé e Manoel são dois grandes zagueiros, mas passaram a última temporada quase inteira machucados. Para garantir uma boa dupla nesse setor para o ano que vem, Caicedo, equatoriano de 24 anos que estava no Independiente del Valle, foi contratado. 

  Para formar a dupla de volantes, o Cruzeiro já contava com três boas opções: Henrique, Ariel Cabral e Lucas Romero. Para reforçar o elenco, contratou Hudson, jogador muito versátil. A negociação foi uma troca de empréstimos com o São Paulo, em que Neilton foi para o clube paulista. Ambos estão emprestados até o final do ano que vem, com valor de compra fixado. O reforço demonstra que Mano não confia muito nos outros jogadores da posição: Bruno Ramires, Gino e Bruno Nazário.

  Para formar o trio de meias do 4-2-3-1 cruzeirense, o plantel já conta com boas opções. Arrascaeta, Sóbis e Robinho podem desempenhar qualquer uma das três funções. Os dois primeiros são nomes certos para o ano que vem, já o terceiro só ficará se o clube pagar R$10 milhões ao Palmeiras. Além deles, Élber também é outro capaz de executar qualquer uma dessas funções. Para os lados, Alisson, Willian e Rafinha também são bons jogadores. Sendo que Willian pode ser negociado com outro clube.

  Para o comando de ataque, Ábila fez muitos gols desde que chegou, mas não é um nome certo. As outras opções são Willian, que, como disse anteriormente, não deve ficar, e Sóbis. 

  Uma das formas da Raposa de arrumar dinheiro para efetuar contratações é com a venda de jogadores que retornarão de empréstimo. Entre os VINTE E CINCO nomes nessa situação, alguns devem ser novamente cedidos, como Douglas Grolli, e outro podem ser vendidos ou usados como moeda de troca, o caso de Neilton. 

  A maioria dos emprestados ainda está com situação indefinida. Por enquanto, Douglas Grolli foi cedido à Chape, Neilton ao São Paulo e Uillian Correia ao Vitória. Gabriel Xavier e Joel podem ser envolvidos em troca por Sassá, do Botafogo. Alguns nomes como Souza, Paulo André, Mena, Fabrício e Willians muito dificilmente voltarão à Toca. 

  Além dos três nomes já anunciados, quem mais pode ser contratado? O próprio diretor do Cruzeiro afirmou que o único reforço que falta é um atacante de área, sem contar a negociação pela permanência de Robinho. Esse centroavante poderia ser Sassá, do Botafogo, ou Marcelo Moreno, ídolo do torcedor do time celeste, que está jogando no futebol chinês. 

  Então, aí vai uma sugestão de time para o Cruzeiro de 2017:
  

  A negociação com Marcelo Moreno para o ataque pode ser bem difícil. Sóbis como centroavante me agrada mais do que Ábila, que também pode ser muito útil em alguns jogos. Já o nome de Sassá não me agrada e acho que essa possível troca com o Botafogo seria vantajosa apenas para o alvinegro. 



Pedro Werneck

  

  

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário