quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Reconstrução da Chape

  Após o trágico acidente da Chape, muitos se preocuparam em como o clube iria se reerguer. A verdade é que nada apaga a tristeza da perda desses guerreiros e a dor dos amigos e familiares. Mas como time, eles tem tudo para se reerguer. Com os pés no chão, tentando manter o perfil dos jogadores nos últimos anos, o time de Chapecó continuará subindo dentro do futebol brasileiro.

  O título da Sulamericana, dado pela Conmebol, após o lindo gesto do Atlético Nacional que abriu  mão de tal rendeu 17 milhões à Chapecoense. A CBF doou um dinheiro para ajudar em despesas como a do velório. É verdade que uma parte do dinheiro será usado, corretamente, para ajudar os familiares das vítimas. Mesmo assim, ainda sobra um montante que pode possibilitar uma reconstrução.

  Por esses motivos, a Chape não deve montar um time como alguns vem sugerindo com Ronaldinho, Kaká, Guðjohnsen, Adriano, etc. Isso fugiria completamente ao perfil do time catarinense. É claro que talvez um nome desses gerasse um marketing que ajudaria o clube, mas todos esses "aposentados" juntos seria um desastre. Por outro lado, o ato dos clubes grandes de emprestarem jogadores gratuitamente foi muito bem intencionado, mas eles não são obrigados a aceitarem todos os jogadores. Como, inclusive o novo presidente já deixou claro, manterão os pés no chão e poderão, por exemplo, pegar vários jogadores por empréstimo para compôr o elenco e montar um onze titular com jogadores contratados baratos ou então em fim de contrato. 

  Poderia fazer uma imensa lista de nomes que cairiam bem. Seria possível incluir jogadores que os clubes estariam dispostos a emprestar bons, jogadores afastados em clubes que poderiam chegar de graça, jogadores experientes, mas ainda muito bem, entre outros. Mas por enquanto resolvi colocar apenas uma sugestão de um possível time titular.



  Vágner é hoje o terceiro goleiro do Palmeiras. Com 27 anos, se destacou no Avaí, mas não foi bem no Porco. Poderia na Chape ver uma oportunidade de recuperar o bom momento. Poderia chegar por empréstimo ou até em definitivo por um preço barato.
  João Pedro também é do Palmeiras, jovem jogador, poderia facilmente chegar por empréstimo. Tem muito potencial e poderia deslanchar em Santa Catarina.
  Renato Santos é um jogador experiente. Pertence ao Flamengo, aonde jogou muito bem. Mas com alguns problemas de lesões e desavença com treinador, acabou sendo sucessivamente emprestado, atualmente para o Macaé. O Fla não dificultaria a liberação do jogador gratuitamente.
  Roger Carvalho fez ótima Série B pelo Botafogo e se transferiu para o Palmeiras, aonde sofreu com lesões e quase nunca é utilizado.
  Chiquinho é um lateral bem ofensivo. Foi bem na Ponte e viveu alguns bons momentos no Santos, time que detém seus direitos. Hoje está emprestado ao Flamengo, mas quando voltar pode ser novamente emprestado.
  Matheus Salles também é jogador do Palmeiras. Apareceu muito bem quando subiu para o time profissional, mas agora é pouco utilizado. Um empréstimo faria bem aos dois clubes.
  Cuéllar, como falei no post do Flamengo, perderia espaço com a chegada de outro volante e a permanência de Márcio Araújo. Mas como é ótimo jogador e ainda poderia ter oportunidade no Flamengo, poderia ser emprestado à Chape para se adaptar de vez ao futebol brasileiro.
  Como camisa 10 e comandante da equipe coloquei o Dátolo. Jogador está afastado no Atlético MG, mas é excelente jogador. O problema é que clubes grandes como o São Paulo também desejam o jogador e aí não sei se o jogador gostaria de jogar no time de Chapecó.
  Para os lados do campo, Paulinho seria uma opção muito boa. Já viveu grande fase no Flamengo e foi emprestado ao Santos, aonde o grande número de opções impediu que tivesse mais oportunidades. Seu contrato com o Fla acaba no fim de 2018. Poderia ser emprestado por dois anos, pagando apenas parte dos salários e depois ficaria em definitivo, se essa fosse a vontade do clube catarinense. 
  Jogador muito rápido, William Barbio já jogou na Chapecoense e se deu muito bem com a torcida, como vem sendo emprestado pelo Vasco, poderia voltar para o lugar em que foi muito feliz.
  No comando de ataque, Luis Henrique é uma promessa do Botafogo. Em 2015, apareceu brilhando no profissional, mas em 2016 acabou tendo poucas oportunidades. Mais uma vez, um empréstimo ótimo para ambas as partes.



  Pedro Werneck

Um comentário: