terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Projeção Corinthians 2017

  O Corinthians ficou de fora da próxima Libertadores, terminando o campeonato em 7º. O time paulista apresentou uma equipe cheia de jogadores razoáveis, mas nenhum jogador acima da média. Comandado por Tite, esse time até jogava bem no começo do ano, mas os 3 técnicos escolhidos depois da saída do ídolo corintiano não conseguiram manter o bom futebol.

  Focado apenas no Brasileirão e na Copa do Brasil e tendo ganhado todos os títulos possíveis nos últimos anos, o torcedor vai esperar que o time, no mínimo, lute por um desses títulos. Mas, para que isso aconteça, alguns reforços terão que chegar, além de resolverem os problemas extracampo. Os bastidores do Coringão estão muito conturbados desde a saída de Tite e ainda não definiram, por exemplo, se Oswaldo continuará sendo o treinador em 2017 e se Alessandro será ou não o diretor de futebol. 

  Quando Tite saiu para assumir a seleção brasileira, Cristóvão Borges foi escolhido como substituto, mas a desconfiança era tamanha e foi uma escolha tão dividida dentro da diretoria, que toda rodada sua demissão já era discutida. Por isso, o treinador durou apenas 2 meses, de Junho a Setembro. A diretoria colocou Fabio Carrile, até então auxiliar técnico, como o comandante da equipe em definitivo, não interinamente. Mas não foi bem assim. Mesmo não fazendo um trabalho tão ruim, Fabio durou 1 mês no seu cargo. Então, para os dois últimos meses de campeonato, o experiente Oswaldo de Oliveira virou o novo treinador corintiano e, pegando o time no final da temporada e com vestiário já abalado, não foi capaz de levar o time para a Libertadores.

  Além do fato de que nenhum treinador teve um tempo razoável para fazer seu trabalho e poder ser avaliado, isso mostrou que a diretoria acredita que Tite é o único capaz de fazer esse time realmente jogar bola. Se é essa a situação, fica claro que a diretoria precisa buscar reforços. Ainda assim, é importante destacar que muitos jogadores bons e que foram grandes investimentos pedidos pelo próprio Tite renderam muito abaixo do que poderiam, como Marquinhos Gabriel e Giovanni Augusto.

  No gol, Walter fez bom campeonato e deve continuar sendo titular. Já Cássio, ídolo de parte da torcida corintiana, virou banco e pode ser uma importante moeda de troca. Nas laterais, Fágner e Uendel são ótimos jogadores e os garotos reservas, Guilherme Arana e Léo Príncipe, também tem muito potencial. Um dos problemas do time é a zaga, Balbuena e Vilson são apenas razoáveis, já os garotos Yago, Pedro Henrique e Léo Santos tem potencial, mas, se um deles for ser titular, precisa de um companheiro bom e experiente ao seu lado. 

  O esquema do Corinthians, desde a última passagem de Tite, é um 4-1-4-1 na hora de atacar e um 4-3-2-1 na hora de defender. Para a posição de primeiro homem de meio de campo, hoje só Camacho no elenco poderia fazer essa função, mas o garoto Maycon, emprestado à Ponte e que é excelente jogador, voltará do empréstimo na temporada que vem. Para as posições de segundo e terceiro homem de meio campo, o alvinegro tem Rodriguinho, que fez ótimo campeonato, Cristian, que fez um campeonato péssimo e pode ser vendido, o próprio Camacho, Giovanni Augusto, que é bom jogador, mas não está muito bem, o garoto Marciel, que voltará de empréstimo e ainda tem outros jogadores capazes de efetuar essa função, como Danilo, Marquinhos Gabriel, Marlone e até o atacante Guilherme. 

  Para os lados de campo, Tite jogava com um jogador mais armador aberto (Jádson) e que nesse momento o Corinthians tem no elenco Marquinhos Gabriel, mais um excelente jogador em má fase e Guilherme, além de outros jogadores como Marlone, Giovanni, Lucca e Danilo que também poderiam desempenhar essa função. Para o outro lado, o ideal seria um jogador de drible, Marlone faz isso muito bem e tem sido o jogador mais decisivo do time paulista, o irregular Romero, Rildo e alguns garotos da base são as outras opções. Para a posição de centroavante, o garoto Gustavo, o "Gustagol", não tem justificado o apelido, Romero também pode fazer essa função e Jô já acertou e chega na próxima temporada. 

  Então, fica evidente a necessidade de reforços. Na zaga, as opções são poucas, uma pesquisa no mercado sul-americano pode ser válida. Campeão brasileiro e ídolo do "bando de loucos", Gil foi jogar na China, mas é sempre bom verificar se ele não deseja voltar. No meio de campo, a diretoria já negocia com Rithyeli, do Sport, excelente jogador. Rodriguinho e Giovanni Augusto podem fazer uma boa dupla para completar a meiuca, mas precisam, no mínimo, de uma sombra caso não rendam o que podem. Uma opção seria a volta de Elias por empréstimo (sim, mais uma vez), já que está sendo reserva e pouco aproveitado no Sporting.

  Para os lados de campo, Marquinhos e Marlone também têm plena capacidade para serem titulares. Guilherme, Rildo e Romero podem ser os reservas. Se conseguirem acertar com um jogador que seria titular certo, vale o investimento, mas se for apenas uma aposta, não. Wagner era dado como certo e poderia ser esse nome, mas a negociação teve uma reviravolta e agora ele ficou bem distante. No ataque, não confio muito no Jô, ele fez um ano maravilhoso no Atlético, em 2013, mas no resto da carreira viveu muitos altos e baixos, sem contar os problemas extracampo. Por isso, também contrataria um reforço de peso, como Marcelo Moreno, que hoje joga na China.

  Uma sugestão de um onze titular do Corinthians para o ano de 2017:




Pedro Werneck

Um comentário:

  1. Assim que eu postei o texto, sugeri Cléber, zagueiro do Hamburgo e ex-Corinthians, como possível reforço, mas editei, pois ele acaba de fechar com o Santos.

    ResponderExcluir