sábado, 17 de dezembro de 2016

Projeção Palmeiras 2017

 O Palmeiras foi campeão do Brasileirão 2016 de forma incontestável. O time paulista já é excelente e um dos melhores do Brasil. Por outro lado, Gabriel Jesus, um dos melhores jogadores do time na campanha do título, já acertou com o Manchester City. Já Hyoran, Keno e Raphael Veiga, que jogaram o Brasileirão respectivamente por Chapecoense, Santa Cruz e Coritiba, se destacaram em seus clubes e já assinaram com o Verdão.

  Para o lugar de Jesus, a diretoria já negocia com nomes de peso como Lucas Pratto, do Galo, e Borja, do Atlético Nacional. Tudo indica que, com a ajuda de investimentos dos patrocinadores, ela vai investir pesado para a temporada que vem. Além da reposição da promessa palmeirense, um ou outro reforço poderia ajudar a fortalecer ainda mais o elenco do atual campeão brasileiro para alcançar seu principal objetivo em 2017: ganhar a Libertadores e, na sequência, o Mundial. 

  Na lateral esquerda, Zé Roberto já tem 42 anos e havia anunciado aposentadoria, mas mudou de ideia e renovou com o Verdão por mais um ano. Seu reserva, Egídio, também não passa muita confiança. Eu acho que um reforço de peso para essa posição faria muito bem, mas Victor Luís, que pertence ao clube e estava emprestado ao Botafogo, aonde fez excelente ano, deve ser emprestado de novo ao clube carioca, indicando que a diretoria está satisfeita com os nomes do atual elenco. No meio campo, o Palmeiras vinha utilizando um volante defensivo nos jogos mais difíceis e um meia atacante mais ofensivo nos mais fáceis, fazendo companhia a Moisés e Tchê Tchê. No segundo caso, o mais utilizado foi Cleiton Xavier, que vinha sendo bem irregular. Por isso, o time paulista já negocia com Guerra, do Atlético Nacional e Scarpa, do Fluminense.

  Para substituir Gabriel, o elenco atual palmeirense já tem opções, como Erik, cujas características são parecidas, Keno, que poderia fazer um falso 9, além de Barrios e Alecsandro, dois centroavantes de área. Mas a diretoria já deixou claro que não se contenta com esses nomes e por isso negocia com Pratto e Borja. Esses dois jogadores seriam reforços maravilhosos, mas muito complicados. Caso um atacante de peso chegue, provavelmente Barrios irá embora, jogador que ganha cerca de 1 milhão de reais, salário pago pela patrocinadora Crefisa.  

  O argentino Pratto é ídolo da torcida atleticana e manifestou o desejo de ficar no clube, mas não parece ter ficado satisfeito em revezar com Fred e a oferta de titularidade absoluta da diretoria palmeirense poderia convencê-lo. O problema é que o jogador também é desejado por clubes europeus e o valor que o Galo pedirá será certamente muito alto. A cartada do Palmeiras para conseguir esse dinheiro é a parceria com um patrocinador. 

  O caso de Borja também não é fácil. O colombiano destruiu o São Paulo na semi-final da Libertadores e ficou conhecido aqui no Brasil. A média de gols do jogador no ano é absurda. Por isso tudo, já despertou interesse de clubes europeus e, novamente, o Palmeiras precisaria do apoio de investidores para concretizar a contratação do atacante. 

  Nessa função de meia atacante, a situação é bem parecida. Além de Cleiton Xavier, grande jogador, mas que vem sendo irregular, o elenco conta com os recém-chegados Hyoran e Raphael Veiga. Mas o plano é ter mesmo um elenco recheado, como teve nas duas últimas duas temporadas e obteve resultados: título da Copa do Brasil em 2015 e do Brasileirão em 2016.

  Gustavo Scarpa seria o reforço ideal. O jogador do tricolor carioca joga de meia atacante, ponta, ala e lateral esquerdo, sem contar o fato de ter apenas 22 anos. Certamente, seria uma contratação que traria um grande retorno financeiro. Com a ajuda de parcerias, a diretoria palmeirense preparou uma proposta para comprar os 40% que o Flu detém. O problema é que, apesar de alta, a proposta é inferior ao que clubes europeus poderiam oferecer no futuro. Por isso, o novo presidente do time das Laranjeiras já garantiu a permanência do craque do time.

  A contratação de Guerra está bem encaminhada. O meia venezuelano foi reserva no jogo em que seu time foi eliminado do Mundial e tudo indica que a negociação terá um desfecho em breve. Poderia encaixar muito bem no time palmeirense, mas não é uma certeza como Scarpa.

  Então, aí está uma sugestão de um possível time do Palmeiras para 2017:

  

  Como eu disse anteriormente, parece que a diretoria palmeirense não tem interesse em contratar um lateral esquerdo, mas deveria, na minha opinião. Coloquei Milton Casco na posição, jogador argentino do River Plate. Casco é destro, mas joga pela esquerda, como Zeca, do Santos. Excelente jogador e ainda tem a jogada de puxar para dentro e bater como elemento surpresa no ataque.
  


Pedro Werneck

Nenhum comentário:

Postar um comentário