sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Xavi, Iniesta e o problema do Barcelona com a pressão alta

  
  Há muitos anos, o Barcelona se tornou um time que é símbolo de posse de bola. Quando Guardiola assumiu o clube, elevou esse estilo de jogo a outro nível. Não tinha pressão alta que conseguisse tirar a bola do time catalão, todos os jogadores, do goleiro ao atacante, sabiam tocar a bola com qualidade. O meio de campo era dos sonhos: Busquets, Xavi e Iniesta. Esse time maravilhoso obrigava os adversários a se retrancarem, mas, com calma e criatividade, quase sempre o Barça conseguia furar as retrancas.

  Em 2012, Pep deixou o comando do time espanhol, mas deixou um legado. A partir da temporada 2014/2015, Xavi virou reserva do recém-chegado Rakitic e o Barça conquistou mais uma Champions League. Na temporada seguinte, o ídolo dos torcedores deixou o clube e foi para o mundo árabe. O croata também é grande jogador, mas com um estilo bem diferente. É um jogador de infiltração, tenta aparecer para finalizar, aparece pelos lados para tentar um cruzamento, porém não tem um passe e controle de bola tão bom quanto de Xavi Hernández. Na temporada do título da Liga dos Campeões, o time funcionou bem demais, o genial Iniesta era responsável, junto com Busquets, pela saída de bola e manutenção da posse, já seu companheiro de meio de campo aparecia mais à frente, além de ter um papel importantíssimo na marcação. Com o trio MSN na frente, a equipe passou a ter um futebol um pouco mais objetivo. O apoio dos laterais Alba e Alves também foi essencial.

  Na primeira temporada sem Xavi no elenco, o bom futebol continuou. Foi eliminado para o Atlético de Madrid na Champions, é verdade, mas porque o rival espanhol é o time que melhor sabe se retrancar na Europa e, sob o comando de Simeone, dificulta a vida do Barça ano após ano. Exceto pelo timaço atleticano, os times pequenos começaram a ver que, com um trio como MSN em campo, se defender totalmente não era a melhor alternativa para conseguir um bom resultado. 

  Na atual temporada, o time do Barcelona vem se complicando muito mais do que o normal e muitos tentam entender o porquê. As principais mudanças do time foram a saída de Bravo do gol e afirmação de Ter Stegen como titular, Dani Alves foi para Juve e Sergi Roberto tomou a vaga e Iniesta ficando mais velho passou a ficar muitos jogos no banco, dando espaço para o jovem recém-chegado André Gomes.

  Mas o que todas essas mudanças causaram? Ter Stegen é ótimo goleiro, mas tem menos qualidade com os pés do que Bravo. Dani Alves tinha uma chegada no ataque muito melhor que de Sergi Roberto. Mas a mais sentida foi a saída de Iniesta em vários jogos, pois até agora André não mostrou o motivo do Barça ter investido um altíssimo valor na sua contratação. 

  Como eu disse anteriormente, os clubes começaram a perceber que se retrancar contra o Barça raramente trazia resultados e passaram a tentar uma outra forma: a pressão alta. No time de Guardiola, era inútil fazer esse time de marcação, já que Busquets, Xavi, Iniesta e Messi conseguiam manter a bola com muita facilidade. Só que agora André Gomes é titular e não está nada bem, perde muito mais bolas e erra muito mais passes. Isso obriga Rakitic a tentar fazer essa função de sair com a bola, mas essa não é uma das melhores qualidades dele. Durante muito tempo, ainda tinha o problema do MSN jogar distante do meio de campo e, dessa forma, a bola mal chegava aos craques. 

  O time que conseguiu executar melhor essa pressão foi do Celta de Vigo, comandado pelo argentino Eduardo Berrizzo. Já na temporada passada, conseguiu vencer o Barça jogando dessa maneira por 3x0. No começo da atual Liga BBVA, o belíssimo time da Galícia fez isso muito bem novamente e venceu por 4x3. Depois, o estudioso Guardiola venceu o seu ex-time fazendo justamente esse tipo de marcação, 3x1 Manchester City. O Barcelona foi vítima da pressão alta mais uma vez contra a Real Sociedad, fora de casa, o jogo terminou 1x1, porém o time da casa teve mais posse de bola, algo muito, mas muito raro quando se joga contra o time catalão, e ainda teve muitas chances desperdiçadas, o resultado acabou sendo muito injusto. Algo em comum em todos esses jogos? Iniesta não jogou nenhum deles.

  Para dar uma noção de como foram essas pressões altas, link dos gols desses jogos:
  Manchester City 3x1 Barcelona: https://www.youtube.com/watch?v=wSwY_BtDROo   

  Nesses últimos jogos, o Messi teve que mudar seu posicionamento e virar um meio-campista, buscando a bola lá atrás para garantir que ela não ia ser facilmente perdida. Afinal, para tirar a bola do argentino, só com falta. Mas se o meio de campo e a defesa continuar tendo essa dificuldade na saída de bola, todo o trio MSN vai ter que voltar mais, para as linhas jogarem mais próximas. Ainda tem o fator de que, se por um lado, Neymar deu outra cara ao Barcelona, tornando o time mais incisivo, por outro, ele tem muita dificuldade de enfrentar defesas fortes e bem armadas, logo, acaba perdendo muito facilmente a bola, esse é um aspecto que ele deve melhorar para chegar ao patamar de melhor do mundo.

  Juntando tudo isso, fica claro que, com a aposentadoria de Xavi e Iniesta não podendo disputar todas as partidas, o Barcelona vai precisar buscar substitutos à altura. Se é difícil achar jogadores com a qualidade dessa dupla, o objetivo deve ser pelo menos achar meio campistas com o mesmo estilo. Talvez hoje o mais perto disso seja a dupla do rival Real Madrid, Modric e Kroos, que também dão uma aula de futebol. 

  Quais meio campistas poderiam ser esses substitutos? Vou tentar listar alguns possíveis nomes:

  Koke (Atlético de Madrid): O espanhol é um jogador com essas características, bom controle de bola e muito toque de bola. Também sabe chegar ao ataque para armar as jogadas e finalizar, se necessário. Sua qualidade não chega perto de Iniesta e Xavi, mas poderia ser uma boa.

  Isco (Real Madrid): É um jogador que eu vivo criticando, pois acho que é muito pouco objetivo. Mas é inegável que é um meia com controle de bola absurdo e que sabe tocar bem a bola. Torcedor de infância do Barça e com contrato acabando em 2018, alguns jornais já colocam na mira do Barça.

  Fábregas (Chelsea): Cria do Barça, o espanhol já teve duas passagens pelo time da Catalunha. Antes era reserva justamente da dupla Xavi e Iniesta, mas nesse momento seria essencial para seu ex-clube. Não é sempre titular no Chelsea e recebeu uma proposta do futebol chinês. Se ele desejar retornar à Barcelona, seria ótimo reforço.

  Pogba (Manchester United): É um jogador com estilo muito diferente. Usa muito a força física, dribla bem e chuta muito de fora da área. Mas pela qualidade e por ser um dos melhores meias do mundo, cairia bem no Barça.

  Ganso (Sevilla): Antes que me matem, não acho que o brasileiro poderia chegar e ser titular do Barça nesse momento. Só que considero que o jogador tem qualidade de sobra, esbanja técnica e visão de jogo. Se ele conseguir alcançar tudo que se espera no Sevilla e se adaptar bem ao futebol espanhol, poderia reforçar o time catalão.

  Pjanic (Juventus): O bósnio acabou de chegar à Juve e provavelmente não sairia agora, todavia é um jogador com a cara do Barça e que chegaria para ser titular.

  Verratti (PSG): O italiano pode jogar em qualquer uma das 3 posições do meio de campo de Luis Enrique. Ainda jovem, seria uma contratação maravilhosa e que poderia jogar muitos anos no clube.

  Ander Herrera (Manchester United): A cada dia, o espanhol vem evoluindo no time inglês. Já conquistou a titularidade no time de Mourinho e vem se tornando um dos jogadores mais importantes do time. Sabe marcar, passa com muita qualidade e chega muito bem ao ataque.

  Thiago (Bayern Munich): Formado nas categorias de base do Barça e irmão de Rafinha, o espanhol deixou o clube em 2013 para jogar na Alemanha, aonde seu futebol evoluiu muito. Até por ser formado no time, tem as características necessárias.

  É claro que nenhum desses jogadores tem a qualidade para manter a posse de bola que tinham Xavi e Iniesta, mas, para o Barça não abrir mão de seu estilo de jogo lindo de se ver, vai precisar reforçar o seu meio campo. Com os jogadores fantásticos do elenco atual, lógico que o gigante espanhol ainda pode ganhar grandes títulos como a Champions essa temporada, mas não deixa de ser algo para se pensar.


  Para terminar, vou botar o link de três vídeos aqui para quem quiser admirar o futebol desses dois craques de bola, que eu agradeço muito por ter tido o prazer de assisti-los.







Pedro Werneck  
   

  

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário