sábado, 10 de dezembro de 2016

Seleção de 2016

  Estamos chegando no período do ano em que acontecem as grandes premiações de melhores do mundo e eleições de seleções do ano. Por isso, também resolvi fazer a minha.



  

 Neuer (Bayern Munich/Alemanha): Para mim, é indiscutivelmente o melhor goleiro do mundo. Além de fazer um milagre atrás do outro, dá um toque de qualidade na saída de bola do Bayern e da Alemanha. É o precursor de um novo estilo de goleiro.

  Sergio Ramos (Real Madrid/Espanha): Na defesa, escolhi quatro defensores, sem ter que necessariamente ser uma dupla de zagueiros e outra de laterais. Sergio Ramos levantou o caneco da Champions League e, ano após ano, se consagra como o melhor zagueiro do mundo.

  Pepe (Real Madrid): Pepe é um zagueiro que não me agrada muito, mas esse ano fez grande temporada e, como o coletivo conta muito e ele ganhou uma Champions League e uma Eurocopa, não poderia ficar de fora.

 Godín (Atlético de Madrid/Uruguai): Godín é um dos comandantes da equipe do Atlético. Mais uma vez, o time espanhol surpreendeu e chegou à final do maior torneio de clubes do mundo. O xerifão foi, novamente, uma das peças chaves. 

  Alaba (Bayern Munich/Áustria): Essa temporada, sob comando de Pep Guardiola, Alaba foi utilizado como zagueiro, lateral, volante e meia, rendendo bem em todas elas. Isso mostra o quanto ele é um jogador completo.

  Casemiro (Real Madrid/Brasil): Com certeza, Casemiro não é o melhor meio campista do mundo. Mas o ano de 2016 foi espetacular para o brasileiro. Zidane destacou como o ponto de equilíbrio do Real, sendo essencial para a conquista da Champions. Além disso, se firmou como titular da seleção brasileira de Tite.

  Sergio Busquets (Barcelona/Espanha): Se dependesse de mim, todo ano Busquets estaria na seleção do ano. O espanhol tem poder de marcação e uma saída de bola admirável. Foi essencial para a conquista da Liga BBVA.

  Modric (Real Madrid/Croácia): Melhor meio campista do mundo, Modric defende e ataca com a mesma intensidade. É um craque de bola e um dos pilares da conquista da Champions. Pela Croácia, também fez grande Eurocopa. 

  Messi (Barcelona/Argentina): Indiscutível na seleção. 11 de Dezembro e ele está 7 gols a frente do segundo colocado na artilharia do ano, ou seja, tudo indica que não será ultrapassado. Também é o líder de assistências em 2016. Certamente, o melhor jogador que já vi jogar. Pelo Barcelona, ganhou o campeonato espanhol. Pela Argentina, levou o time à final da Copa América. Individualmente, foi o melhor do ano.

  Cristiano Ronaldo (Real Madrid/Portugal): Outro craque de bola, Cristiano já não é tão mágico quanto quando garoto. Renovou seu futebol e se tornou um grande artilheiro, às vezes falta participar um pouco mais do jogo, mas foi o craque de seu time e sua seleção nas conquistas da Champions e Eurocopa. Juntando o coletivo e o individual, foi o melhor do ano.

  Griezmann (Atlético de Madrid/França): Essa foi uma temporada maravilhosa de Antoine Griezmann. Esse foi o ano de afirmação do francês como um dos melhores do mundo. É claro que também será lembrada como uma temporada triste, pois, se por um lado levou Atlético e França, respectivamente, às finais da Champions e Eurocopa, por outro, perdeu as duas.



  Menções honrosas:

    - David De Gea: Segundo melhor goleiro do mundo. Ainda jovem, pode ultrapassar Manuel Neuer.

  - Matts Hümmels: Zagueiraço, fez grande ano pelo Borussia Dortmund e agora pelo Bayern Munich.

   - Marcelo: O Brasileiro ganhou a Champions com o Real jogando demais, mas ainda sim preferi David Alaba.

    - Carvajal: O lateral direito foi muito bem no Real Madrid.

   - Toni Kroos: O alemão tem uma qualidade de passe que impressiona os amantes do bom futebol. Ganhou a Champions com o Real, mas, pela temporada especial, escolhi o Casemiro.

   - Andrés Iniesta: O craque do Barcelona é um dos maiores da história do futebol. Se não fosse pelas lesões e jogos em que foi poupado, certamente estaria na seleção.

   - Mesut Özil: O número de assistências do alemão pelo Arsenal é impressionante. Um gênio.

  - Philippe Coutinho: Quem acompanha o Liverpool sabe que é um jogador maravilhoso. Essa foi uma temporada muito regular do brasileiro, se firmando como um dos melhores jogadores da Premier League.

   - Gareth Bale: Confesso que dá uma dor no coração deixar o galês de fora dessa seleção. Ganhou a Champions e fez grande campanha na Euro com a fraca seleção de País de Gales, mas ainda sim, optei por Messi, Ronaldo e Griezmann.

  - Riyad Mahrez: Não tem como não falar do craque do Leicester na conquista inacreditável da Premier League.

  - Neymar: Mais um que me deixa com peso na consciência por deixar de fora. Para mim, não há dúvidas de que é o terceiro melhor do mundo. Mas nessa temporada, mesmo com a conquista da BBVA e Olimpíadas, ficou atrás do trio de ataque que escolhi.

  - Luis Suárez: Suárez é o melhor centroavante do mundo. Completo e batalhador, fez um ano maravilhoso. Minha maior dúvida ao decidir a seleção foi entre ele e Griezmann.

   - Robert Lewandowski: Outro atacante espetacular e que teve um ano recheado de gols.

  - Pierre-Emeryck Aubameyang: O gabonês carregou o Borussia Dortmund nas costas, com a sucessão de lesões de Marco Reus.

   - Jamie Vardy: Assim como Mahrez, não podia deixar de citar um dos craques da surpreendente e espetacular conquista do Leicester no Campeonato Inglês.



  Obs.: Levei mais em conta a primeira metade de 2016, pois é o segundo semestre da temporada européia, por isso, acontecem mais jogos decisivos. Nessa segunda parte do ano e primeira da temporada 2016/2017 alguns jogadores como Sanchez, Diego Costa e Hazard vem se destacando muito.
  

  
Pedro Werneck  
  
  

2 comentários:

  1. Belo texto , concordo em vários pontos , menos no Alaba,colocaria outro

    ResponderExcluir
  2. Marcelo fez grande temporada, pra mim tava entro os dois. Mas como acho o Alaba mais completo, escolhei ele.

    ResponderExcluir