terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Projeção São Paulo 2017

  O ano de 2016 foi marcado por altos e baixos para o São Paulo. O time que começou o ano era bem fraco. Na frente, Ganso e Calleri salvavam o time, enquanto atrás, Maicon chegou e acertou a defesa são paulina. Comandado pelo argentino Bauza, esse time superou todas as expectativas e chegou à semi-final da Libertadores, na qual foi eliminado pelo campeão Atlético Nacional.

  Depois da boa campanha na Libertadores, o time começou a se desmanchar. Em junho, o time paulista acertou a contratação do excelente meia Cueva. Em julho, Ganso foi vendido para o Sevilla, o empréstimo de Calleri acabou, chegaram os argentinos Buffarini (lateral direito) e Chavez (atacante), além do atacante Gilberto, e Maicon acertou em definitivo com o tricolor. O mês de agosto já começou com a despedida do técnico Bauza, que assumiu a Argentina, e, na metade do mês, o atacante Centurión acertou com o Boca Juniors. 

  Bauza deixou o São Paulo na 10ª posição. O escolhido da diretoria para o cargo foi Ricardo Gomes, que deixou o Botafogo para treinar o tricolor. Com um novo time nas mãos, o técnico fez mais ou menos o esperado e o clube estava na 13ª posição quando anunciou sua demissão. O auxiliar Pintado assumiu interinamente e o time ainda  conseguiu terminar o campeonato em 10º. 

  O gigante paulista já anunciou o ídolo Rogério Ceni como novo treinador. O ex-goleiro estudou bastante desde sua aposentadoria, justamente se preparando para assumir esse cargo. Na minha opinião, ainda poderia passar mais um tempo se preparando, quem sabe, treinando as categorias de base. Mas, de todo jeito, ele pode fazer um grande trabalho. 

  RC sempre demonstrou, nas entrevistas, sua enorme inteligência e conhecimento sobre futebol. A expectativa é que, por ser um dos maiores ídolos da torcida, haja menos pressão. De fora da Libertadores, o time disputará o Paulista, a Sulamericana, a Copa do Brasil e o Brasileirão, que deve ser o maior foco. 

  A verdade é que, desde o meio do último ano, o São Paulo é um time em reconstrução. Agora, com novo técnico, a adaptação dos reforços da última temporada e a chegada de mais contratações, o time pode realmente embalar. 

  Um dos pontos fracos da equipe tricolor, desde a saída do próprio Rogério, era o goleiro Dênis. Por isso, Sidão, que estava emprestado ao Botafogo, aonde fez grande temporada, e que pertencia ao Audax, já acertou com o São Paulo. Outro que já assinou foi Wellington Nem, meia habilidoso, que vem emprestado pelo Shakhtar. 

  Na zaga, Maicon e Rodrigo Caio fazem uma das melhores duplas do Brasil, se não a melhor. Para a reserva, o elenco conta com o experiente Lugano, Breno, lesionado há muito tempo e os joven Lyanco e Lucão. Nas laterais, os gringos Mena e Buffarini também são ótima dupla, mas os reservas Carlinhos e Bruno não tem passado confiança e podem ser negociados. Além disso, o lateral direito Auro é visto como um jogador de muito potencial, assim como o lateral esquerdo Matheus Reis, e Reinaldo retornará de empréstimo.

  Os volantes do São Paulo foram outro grande problema durante a temporada. Wesley já não joga bola há uns 5 anos e deve deixar o tricolor. Hudson poderia ser um jogador útil pela sua versatilidade, mas já acertou com o Cruzeiro em troca envolvendo Neilton. O garoto João Schmidt é bom jogador, mas já recusou várias propostas de renovação de contrato e tudo indica que deve assinar com um clube europeu, provavelmente o Atalanta. O melhor jogador na posição que o tricolor tem no elenco é Thiago Mendes, mas também não é nenhum craque. Outro bom jogador é Wellington, que teve ótimo começo no clube alguns anos atrás, foi emprestado ao Inter, depois acabou sendo pego no exame de Doping, sofreu uma lesão e já não joga há muito tempo. 

  Hoje, o melhor jogador são paulino é o peruano Cueva. A posição que irá jogar ano que vem vai depender dos reforços, pois ele pode atuar como armador ou ponta. O meia da base Lucas Fernandes, que estava emprestado ao Atlético PR, também é ótimo jogador e o plano de Rogério é utilizá-lo ano que vem. 

  Para os lados do campo, RC contará com o recém-chegado Nem, Chávez, que também pode atuar como centroavante e o garoto da base David Neres, que também deve ser bastante utilizado. O experiente Michel Bastos não jogou nada bem a última temporada e deve ser vendido ou usado como moeda de troca. Daniel, ótimo jogador, mas que sofreu com sucessivas lesões, deve ser emprestado à Chape. Além deles, Rogério voltará de empréstimo junto ao Sport, mas deve ser negociado com o exterior. E hoje (dia 22/12), o tricolor acertou com Neilton, que fez grande temporada pelo Botafogo. O jogador chega por empréstimo de 1 ano vindo do Cruzeiro, com valor de compra fixado, já Hudson fará o caminho inverso.

  No comando de ataque, Gilberto chegou durante a temporada, mas não convenceu, deve continuar no elenco, já que ainda pode deslanchar. Chávez foi o titular na segunda metade da temporada e até foi bem, mas prefere atuar pelos lados. A outra opção é o garoto Luiz Araújo, outro com muito potencial. 

  Então, o que o torcedor tricolor pode esperar em termos de reforços? Caso Carlinhos e/ou Bruno saiam, é possível que cheguem laterais reservas. Para a função de volante, é provável a chegada de dois reforços. Dependendo da maneira que Cueva deve ser utilizado, podem chegar mais um jogador de lado e um meia ou dois jogadores de lado. Já a contratação de um centroavante de peso é certa, já que o próprio Rogério admitiu isso. 

  Esse poderia ser um possível time do tricolor paulista para 2017:


  Denílson já teve três passagens pelo São Paulo e jogou muito bem em todas. Foi emprestado para o Cruzeiro este ano, mas só jogou 5 partidas antes de rescindir contrato e voltar para o Al-Wahda. Seria um reforço bem possível e que agradaria a torcida são paulina.

  Alan Patrick passou os últimos dois anos emprestado ao Flamengo e foi muito bem. O Fla não quis investir na sua contração em definitivo por já ter Diego no elenco, mas poderia ser ótima contratação para o tricolor. De qualquer forma, pode ser um reforço muito bom, mas, com a chegada de Neilton, abre a possibilidade do garoto jogar aberto e Cueva de camisa 10.

  Calleri é a contratação dos sonhos dos são paulinos. 6 meses bastaram para o jogador ser idolatrado pela torcida, que cantava todo jogo "toca no Calleri que é gol". O jogador foi vendido pelo Boca ao West Ham, da Inglaterra, mas nos últimos jogos não tem ido nem para o banco de reservas. Por isso, um empréstimo ao São Paulo seria bem possível e resolveria o problema do ataque.



Pedro Werneck

Nenhum comentário:

Postar um comentário