terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Projeção Botafogo 2017

  Sob o comando de Ricardo Gomes, o Botafogo começou o ano com uma meta clara para o Brasileirão: evitar o rebaixamento. Depois de 19 rodadas, Ricardo foi chamando para comandar o São Paulo, até porque, para muitos, sua campanha com o time carioca era boa dentro do possível. Então, Jair Ventura, filho de um maiores ídolos alvinegros, Jairzinho, e até então auxiliar técnico, assumiu o time. 

  Tendo total noção da limitação do time, Jair montou uma equipe com três volantes; Bruno Silva, Rodrigo Lindoso e Airton. Na frente, Camilo armando o time e Neilton sendo o jogador de drible, eram os dois nomes certos. Quando Rodrigo Pimpão era o terceiro nome da frente, Camilo acabava fazendo um falso nove responsável pela armação, mas também se infiltrando na área. Quando Sassá era o outro, ele próprio virava o centroavante. 

  E dessa forma, o Botafogo foi conquistando ponto atrás de ponto e escalando a tabela do Brasileirão. Camilo comandava o time na frente, Sassá foi o artilheiro da equipe com 12 gols e Neilton fez um campeonato de afirmação dentro do futebol brasileiro. Mas a principal virtude do time foi a defesa muito sólida. Sidão, substituto de Jefferson, foi um dos melhores goleiros do campeonato, Carli e Emerson formaram uma das duplas de zaga mais consistentes, tanto Victor Luís quanto Diogo Barbosa fizeram grande campeonato na lateral esquerda, chegando também a jogar juntos, e na direita Luis Ricardo ia bem, até se lesionar e dar espaço para o recém chegado Alemão, caindo um pouco o nível.

  Quando os outros times abriram o olho, o Fogão já estava no G6, se classificando para a Libertadores. O trabalho de Jair foi indiscutível. O único problema que não permitiu uma classificação mais tranquila foi que os times menores passaram a respeitar muito mais o time alvinegro e também se retrancarem. Então, o esquema defensivo do time carioca teve dificuldades para comandar o jogo contra, por exemplo, Coritiba, América MG e Chapecoense.

  Para o ano que vem, o time alvinegro tem que se reforçar para a disputa da Libertadores. Mas a principal missão vai ser manter o elenco que disputou essa temporada, pois isso não significa apenas não vender, mas sim, renovar contratos de empréstimo, comprar jogadores em definitivo, etc. Vejamos a situação de alguns desses jogadores:

  Victor Luís: O lateral esquerdo está emprestado pelo Palmeiras, que queria aproveitar o jogador. Mas agora Zé Roberto renovou com o Porco por mais um ano e tudo indica que Victor pode renovar o empréstimo com o time da Zona Sul do Rio.
  Diogo Barbosa: Emprestado pelo Goiás, o time goiano não quis emprestar o jogador novamente, mas sim vendê-lo em definitivo. A pedida foi muito alta e apenas o Cruzeiro se dispôs a pagar, estando quase tudo acertado entre o lateral e o clube mineiro. 
  Sidão: O goleiro fez grande campeonato emprestado pelo Audax, mas não vai continuar no Botafogo, pois já acertou com o São Paulo, de Rogério Ceni.
  Neilton: O ponta habilidoso está emprestado pelo Cruzeiro. O time mineiro pediu cerca de R$17 milhões pelo jogador, valor muito distante do orçamento botafoguense. 

  Quanto a reforços, Botafogo já acertou com o ótimo goleiro do Figueirense, Gatito Fernández que, devido a nova lesão de Jefferson, deve ser o titular. Além disso, negocia com dois jogadores argentinos espetaculares, Montillo e Barcos. O primeiro está bem perto do alvinegro, o segundo já é uma negociação mais complicada. 

  Caso Victor fique, mas Diogo não, o time carioca deve buscar um lateral esquerdo reserva. A zaga do Botafogo já é muito boa e não deve ter mudanças. Na lateral direita, com a volta de Luis Ricardo, também não terá novos nomes. Entre os volantes, considero que Aiton é excelente jogador, Bruno Silva pode ocasionalmente ser titular, já os outros são bons para compor elenco, apenas. Para a frente, o Bota necessita de reforços para o lado do campo, pelo menos 1 se acertar permanência de Neilton e 2 se o garoto não ficar. O favorito para essa posição era Marinho, do Vitória, mas a pedida também foi absurda. 

  Então, aqui vai uma sugestão de time para o Glorioso:



  Barcos jogou muita bola no Grêmio e no Palmeiras, seria um reforço maravilhoso e finalmente o Botafogo teria um atacante de peso, depois de muitos anos de procura. Montillo também já mostrou seu futebol maravilhoso no Santos e no Cruzeiro, meia que sabe driblar, passar e chutar com precisão. O volante Rodrigo se destacou pelo Goiás e se transferiu para o Palmeiras no começo de 2016, porém ficou afastado por lesão logo que chegou. Já se recuperou totalmente, mas continuou sem ser aproveitado no clube paulista e, pelo bom futebol apresentado no esmeraldino, poderia ser um bom reforço para o Glorioso.
  
  Após o jogo da classificação, Jair Ventura deu entrevista coletiva e afirmou que queria muito fazer o curso da UEFA, mas que ficaria no Botafogo no ano que vem. Essa declaração não me deixou dúvidas de que o Botafogo está em boas mãos, pois é um cara que se interessa por estudar e aprofundar seu conhecimento. Tenho certeza que ainda terá muito tempo para estudar o quanto quiser e ser um dos melhores técnicos no futebol brasileiro. 



  Pedro Werneck

Nenhum comentário:

Postar um comentário