quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Atlético (Inter)Nacional

  Hoje, o Atlético Nacional, da Colômbia, enfrentou o Kashima Antlers, do Japão, pela semifinal do Mundial de Clubes. Infelizmente, o time japonês derrotou o colombiano por 3x0. Não pude assistir o jogo, mas, vendo os melhores momentos e alguns resumos do jogo. deu para ter uma ideia de como foi. 

  O Kashima abriu placar aos 30 minutos do primeiro tempo em gol de pênalti. Porém não foi qualquer gol de pênalti, foi um gol histórico para o futebol mundial. Pela primeira vez, a FIFA usou a ajuda de vídeo para esse tipo de lance em uma competição oficial. Concordo plenamente com essa ajuda da tecnologia, porém terá que ser muito aperfeiçoada, pois acabou sendo um desastre. O suposto pênalti aconteceu com cerca de 28 minutos, mas o árbitro teve que esperar a bola sair para assistir a imagem e tirar suas conclusões, tal coisa só aconteceu 2 minutos depois. Imagina se nesse tempo um dos times faz um gol? Só que não parou por aí. O replay mostrou que de fato houve a penalidade, entretanto o jogador derrubado estava em posição de impedimento, todavia nem revendo o lance o juiz identificou a irregularidade.  

  O time do Atlético teve 24 finalizações no jogo, contra 10 do Kashima. 19 delas foram no primeiro tempo, quando conseguiram fazer uma grande pressão. No segundo, o time japonês se retrancou, mas os colombianos não transformaram a posse de bola em chances claras de gol. Nos últimos 10 minutos, os Verdolagas foram para o tudo ou nada e tomaram mais 2 gols.

  O Atlético seria o adversário da Chapecoense na final, se não fosse o trágico acidente envolvendo o time brasileiro. Na data e hora do jogo cancelado, cerca de 100 mil torcedores da equipe se reuniram dentro e fora do estádio para homenagear a Chape (https://www.youtube.com/watch?v=l9aKUi0Jg2Y), além de abrirem mão do título da competição, ganhando a torcida dos brasileiros no Mundial de Clubes. Hoje, um vídeo gravado por um torcedor atleticano mostrou mais uma demonstração de carinho; vários torcedores do time colombiano cantando juntos "Vamos, vamos, Chapê!" nas ruas japonesas. 

  Esse tweet da conta oficial da Chapecoense demonstra bem o sentimento dos brasileiros que se comoveram com tais homenagens nesse momento:

 


Pedro Werneck Brandão

Nenhum comentário:

Postar um comentário