quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Análise dos grupos da Libertadores 2017

Imagem retirada do site UOL Esporte

  Acabou de terminar o sorteio que definiu os grupos da Libertadores do ano que vem e vou analisar o que cada um deles promete.


Grupo 1

  O grupo é composto pelo atual campeão da Libertadores (Atlético Nacional), Estudiantes (3º colocado do último campeonato argentino e time tradicionalíssimo), Barcelona do Equador (campeão do campeonato equatoriano) e um dos classificados da pré libertadores, que pode ser Botafogo, Colo-Colo (CHI), Olimpia (PAR) e Independiente del Valle (EQU).
  O esperado é o Botafogo classificar-se, mas será uma missão muito difícil. De cara, o Fogão enfrentará o Colo-Colo, time muito tradicional, que usa muito bem o fator casa e já foi campeão da competição. Se passar dessa pedreira, enfrentará o ganhador do confronto entre Olimpia e Del Valle. O primeiro é tricampeão da Libertadores e o segundo foi finalista da última edição.
  A pré-libertadores já será muito complicada, mas a fase de grupos será ainda mais difícil. O Atlético Nacional é, para muitos, o melhor time do continente, o Estudiantes é tetracampeão do torneio e o Barcelona é um time que não tem feito feio nas últimas participações. Talvez seja o grupo da morte. 


Grupo 2

  O Santos terá uma missão muito mais fácil que a do Botafogo. O colombiano Independiente Santa Fé foi muito bem nas últimas edições e tem o complicador da altitude de seu estádio (2600m), mas é muito menos time que o Peixe. O Sporting Cristal venceu o último campeonato peruano, mas não é muito tradicional. O "G3" pode ser Atlético Cerro (URU), Unión Española (CHI), The Strongest (BOL), Univertario de Sucre (BOL) ou Montevideu Wanderes (URU). O nome do "The Strongest" é autoexplicativo em relação a sua situação entre os possíveis adversários do time da Vila.


Grupo 3

  Esse grupo tem o River Plate, campeão da Libertadores 2015, como grande favorito. O tradicional time argentino não teve ter grandes dificuldades para se classificar. O adversário mais difícil é o Emelec, time que já deu trabalho para grandes clubes no passado recente da competição. O Melgar tem o complicador da altitude de 2300m. O Independiente Medellín foi campeão do torneio Apertura (1º turno) do difícil campeonato colombiano, também não pode ser descartado.


Grupo 4

  Esse é outro grupo que pode ser considerado da morte. Há grandes possibilidades de ser o único com dois brasileiros, o Flamengo, já garantido, e o Atlético PR, caso passe da segunda e da terceira fase. Mas não para por aí, os outros dois adversários são tradicionais e dificílimos. San Lorenzo ganhou a Libertadores em 2014 e é o atual vice-campeão argentino. Já o Universidad Católica, ganhou os torneios Clausura e Apertura (1º e 2º turnos) do Campeonato Chileno. 
  Por outro lado, o presidente do rubro-negro carioca ressaltou um lado bom desse grupo: não há problemas de logística. Caso o Furacão confirme seu favoritismo, o Fla só fará viagens curtas, para Curitiba, Buenos Aires e Santiago. 
  Na pré-libertadores, o time de Curitiba não terá tanta dificuldade quanto o Botafogo, o que não significa que será fácil. O primeiro confronto será com o Millonarios (COL), adversário complicado, e o segundo poderá ser contra Universitario (PER), Deportivo Capiatá (PAR) ou Deportivo Táchira (VEN), nenhum deles tem muita tradição.


Grupo 5

  O grupo do Palmeiras não é dos mais difíceis, mas também não chega a ser fácil. O adversário mais complicado é, sem dúvidas, o Peñarol, time uruguaio que já foi 5 vezes campeão da Libertadores e é o detentor do título do último campeonato nacional. O Jorge Wilstermann, da Bolívia, não é um clube tradicional, mas seu estádio tem altitude de 2600m. O "G4" pode ser o Junior Barranquilla (COL), o Carabobo (VEN), o Atlético Tucumán (ARG) ou o El Nacional (EQU). Os mais difíceis devem ser o time colombiano e o argentino, já que ambos foram bem em seus campeonatos nacionais complicados. 


Grupo 6

  O grupo do Atlético-MG também está longe de ser fácil. O Libertad (PAR) é outro clube bem tradicional e atual campeão paraguaio. O Godoy Cruz foi muito bem no último campeonato argentino. O time mais fraco é o Sport Boys (BOL), estreante na competição.


Grupo 7

  A Chape também não pegou o grupo dos sonhos. Além do tricampeão da Libertadores, Nacional (URU), o Verdão do Oeste tem, nada mais, nada menos, que o atual campeão argentino, Lanús, pela frente. O vice-campeão do venezuelano, Zulia, é um clube bem pequeno, mas vem crescendo nos últimos anos. 


Grupo 8

  O Grêmio talvez tenha o grupo mais fácil, mas, como já deve ter dado para perceber, a Libertadores não tem grupo tranquilo. O Guarani (PAR) eliminou o Corinthians de Tite na última edição do torneio. O Zamora é o atual campeão venezuelano. Já o Deportes Iquique, conseguiu a classificação pelo campeonato chileno, deixando para trás o tradicional Universidad do Chile, por exemplo.



Pedro Werneck

  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário