domingo, 11 de dezembro de 2016

Resumo do Brasileirão 2016

  Depois de 38 rodadas, o Campeonato Brasileiro chegou ao fim. Na disputa pelo título, Palmeiras foi soberano e de longe o time mais regular, como falei anteriormente em outro texto. Na disputa pela libertadores, Botafogo surpreendeu a todos e conseguiu a classificação. A equipe do Atlético-PR de Paulo Autuori também fez belíssimo campeonato e conseguiu ficar no G-6. Na disputa contra o rebaixamento, o Inter não resistiu e caiu de divisão pela primeira vez em sua história.


Retirada do site Resultados.com


Destaques de cada time no campeonato:

  O destaque de cada time no campeonato, segundo minha opinião.


  Palmeiras: Moisés. O meio campista mostrou ser um jogador completíssimo e, entre tantos destaques do campeão brasileiro, foi o jogador que mais me chamou atenção.

  Santos: Vitor Bueno. O garoto fez sua primeira temporada como titular do Santos. Teve um grande número de gols e assistências e, se jogadores como Lucas Lima foram irregulares, Bueno manteve a regularidade durante todo campeonato.

  Flamengo: Jorge. O lateral esquerdo mostrou que é mesmo a maior promessa do Fla nos últimos anos. Durante a temporada foi evoluindo defensivamente e foi uma das armas mais perigosas do ataque rubro-negro.

  Atlético-MG: Robinho. O jogador já consagrado fez mais uma grande temporada na carreira. Participou de muitos gols do Galo e por isso foi o principal destaque.

  Botafogo: Camilo. O meia botafoguense foi o líder da arrancada alvinegra rumo à Libertadores.

  Atlético-PR: Pablo. Jovem jogador atua pelos lados do campo e fez 9 gols no campeonato.

  Corinthians: Marlone. Entre jogadores muito irregulares do alvinegro paulista, Marlone foi o que fez o maior número de jogos decisivos.

  Ponte Preta: Pottker. Um dos artilheiros do campeonato, o atacante pontepretano foi o grande craque da ótima campanha da Macaca.

  Grêmio: Geromel. O Grêmio viveu altos e baixos durante o campeonato, mas o zagueirão não caiu de produção e segurou a barra na defesa.

  São Paulo: Cueva. O meia peruano chegou com a difícil missão de substituir Ganso, e não fez feio. Comandou o time paulista desde sua chegada.

  Chapecoense: Danilo. É muito difícil escrever sobre o craque da Chapecó no campeonato, lembrando que agora esse guerreiro faleceu. Danilo foi um paredão durante toda a competição.

  Cruzeiro: De Arrascaeta. O meia uruguaio fez 8 gols e deu 9 assistências. Esses números já mostram que foi um dos destaques do campeonato.  

  Fluminense: Gustavo Scarpa. Com bola rolando e bola parada, comandou o time do Flu e, diante da péssima campanha do tricolor, carregou o time nas costas em muitos jogos. 8 gols e 10 assistências. 

  Sport: Diego Souza. O meia experiente conseguiu ser um dos artilheiros do campeonato mesmo com o time brigando contra o rebaixamento.

  Coritiba: Raphael Veiga. Já acertado com o Palmeiras, o jovem meia mostrou ser muito habilidoso e ter grande visão de jogo.

  Vitória: Marinho. Apesar do Vitória ter brigado para não cair, Marinho foi um dos craques do campeonato. Talvez o jogador mais decisivo para um time no campeonato. 11 gols e 6 assistências.

  Internacional: Vitinho. O Internacional caiu, fez péssimo campeonato e é difícil apontar o melhor jogador do time, mas Vitinho foi quem teve o melhor futebol com 8 gols e 4 assistências.

  Figueirense: Gatito Fernandéz. O time do Figueira fez péssimo campeonato, mas não dá para culpar o goleiro. Já acertado com o Botafogo, fez importante defesas.

  Santa Cruz: Keno. Em um time fraco e desorganizado, Keno ainda conseguiu se destacar e ser um dos mais decisivos do campeonato.

   América-MG: Jonas. O América-MG foi o pior time do campeonato e foi uma missão quase impossível escolher um destaque, mas o lateral Jonas está sendo desejado por alguns clubes grandes pelo bom campeonato.


 Destaques do campeonato:

  Revelação do campeonato: Vitor Bueno. Como disse, destaque do Santos em sua primeira temporada como titular.

  Craque do campeonato: Moisés. O meio campista do Palmeiras fez realmente uma temporada espetacular.

  Artilheiros: Fred, Diego Souza e Pottker (13 gols cada).
  
  Maiores garçons: Scarpa e Dudu (10 assistências cada).

  Melhor técnico: Cuca. Montou um time muito regular e difícil de vencer do Palmeiras, obtendo um título mais que merecido.

  Surpresa do campeonato: Botafogo. Muitos diziam que as chances de rebaixamento do alvinegro carioca eram altas, mas o time de Jair Ventura fez um segundo turno maravilhoso e conseguiu a classificação para a pré-libertadores. 

  Decepção do campeonato: Internacional. O colorado não tinha um grande time, mas também era longe de ser um time para cair de divisão.

  5 gols mais bonitos: 
  Camilo (Botafogo vs Grêmio): https://www.youtube.com/watch?v=F65EoMf1gPY
  Marinho (Vitória vs Coritiba): https://www.youtube.com/watch?v=UANeEc-WD8g
  Valdívia (Internacional vs Cruzeiro): https://www.youtube.com/watch?v=nAzMo5OphDs
  Gol coletivo Corinthians (Corinthians vs Flamengo): minuto 6:21 do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=CZoWA1dyojY
  Arão (Flamengo vs Santa Cruz): https://www.youtube.com/watch?v=y7s9abfG9Kg


Minha Seleção do Campeonato:


  Vanderlei (Santos): Goleiro muito seguro, fez defesas milagrosas durante a competição.
  
  Jean (Palmeiras): Chegou como volante, mas assumiu a posição de lateral direita e foi muito regular, participativo na defesa e no ataque.
 Geromel (Grêmio): Xerife do Grêmio, "Geromito" foi um dos melhores zagueiro durante toda a competição.
 Vitor Hugo (Palmeiras): O zagueiro palmeirense não é nenhum craque, mas foi seguro e também muito perigoso nas bolas aéreas.
 Jorge (Flamengo): A promessa da Gávea fez excelente campeonato, principalmente no ataque.

  Tchê Tchê (Palmeiras): O volante do Palmeiras executou diferentes funções no campo e foi bem em todas elas.
    Moisés (Palmeiras): Para mim o craque do campeonato, Moisés é indiscutível nessa seleção.
    Renato (Santos): O veterano fez grande campeonato pelo Peixe, sua qualidade na saída de bola impressiona mais a cada ano.

  Dudu (Palmeiras): Foi um dos craques do Palmeiras durante todo o campeonato.
 Robinho (Atlético MG): Craque do Galo, quarto colocado do Brasileirão.
 Gabriel Jesus (Palmeiras): Depois de um primeiro turno arrasador, caiu um pouco de produção no segundo, mas continuou sendo importantíssimo, tanto que se firmou como titular da seleção brasileira de Tite.


  Menções honrosas: Muralha (Flamengo), Jaílson (Palmeiras), Réver (Flamengo), Mina (Palmeiras), Carli (Botafogo), Emerson Santos (Botafogo), Zeca (Santos), Victor Ferraz (Santos), Arão (Flamengo), Rodriguinho (Corinthians), Hernani (Alético PR), Airton (Botafogo), Scarpa (Fluminense), De Arrascaeta (Cruzeiro), Diego Souza (Sport), Vitor Bueno (Santos), Cazares (Atlético MG), Diego (Flamengo) Camilo (Botafogo), Keno (Santa Cruz), Marinho (Vitória), Fred (Atlético MG) e Vitinho (Internacional). 

  Obs.: Mina e Diego não entraram na seleção pelo número de jogos no campeonato.  



Pedro Werneck




  
                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário