sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Projeção Flu 2017

  A temporada 2016 terminou com o Fluminense na parte debaixo da tabela. Desde o começo do ano, eu dizia que era minha previsão para o fraco time tricolor. A chegada de reforços ao longo do ano e uma boa fase durante um período de tempo deu esperanças de Libertadores aos tricolores, mas logo o time caiu novamente de produção e o sonho ficou distante.

  O time tricolor não é totalmente descartável, na verdade, há muitos jogadores que ainda podem ser aproveitados. Temporada que vem se resumirá ao Brasileirão, buscando brigar, no mínimo, por classificação para a Libertadores. A defesa do Fluminense não foi bem, como já se esperava. E a falta de um atacante matador em boa fase também fez que o ataque marcasse pouco.

  O maior foco do Flu tem que ser a permanência de Gustavo Scarpa. O meia atacante versátil foi o destaque tricolor nessa temporada e é disparado o melhor jogador do elenco. O problema é que fontes o colocam próximo do Palmeiras. Torcedor de uma melhora do futebol carioca, espero muito que isso seja mentira.

  No gol, Julio César e Diego Cavalieri não são espetaculares, mas dão conta do recado. Na zaga, acho que Henirque e Renato Chaves ainda podem ser aproveitados. Há muitos anos digo que Gum é péssimo zagueiro, e cada vez tenho mais certeza. Já Renato, ex-ponte, foi muito mal esse ano, mas pelo bom ano no time paulista, ainda acredito que pode crescer de produção.

  A dupla de laterais titular, William Matheus e Wellington Silva, também não é maravilhosa, mas dentro do futebol brasileiro também não chega a ser ruim. Assim como na zaga, acho que se houver a possibilidade de acertar com um bom nome dentro da realidade financeira do clube que pudesse assumir a titularidade poderia ser uma boa opção, mas também não é a prioridade. 

  No meio de campo, Édson e Douglas são bons marcadores e disputarão vaga com Orejueda, jogador do Independiente del Valle que já acertou pré-contrato com o Flu. Cícero, pra mim, é um dos melhores segundos volantes do Brasil e tem que ser mantido. Recém chegado Marquinho, que está na sua segunda passagem pelo time carioca, pode ser o reserva imediato dessa posição. Para vestir a 10, como disse anteriormente, a prioridade deve ser manter Scarpa, pelo menos até o jogador Sornoza, um dos destaques da libertadores pelo mesmo Independiente del Valle e que também já assinou um pré-contrato, se firmar no futebol brasileiro.

  Do lado de campo, Wellington chegou e me surpreender muito positivamente, um jogador rápido e habilidoso, também em sua segunda passagem pelo Fluzão, seu futebol evoluiu muito na Europa. Também considero Osvaldo grande jogador, mas está em má fase. Cabe à diretoria avaliar se deve continuar no clube podendo subir de produção ou se, por conta do alto salário, deve ser vendido. 

  No comando de ataque, Marcos Jr. rendeu bem em alguns momentos fazendo um falso 9. Como também é um jogador que pode jogar pelos lados e como meia atacante, deve continuar no elenco. Henrique Dourado fez ótimo campeonato no Palmeiras, mas ainda não deslanchou nas Laranjeiras. Pode ser útil para o elenco.

  Quanto à reforços, na zaga é difícil de pensar. Parece que todos os clubes brasileiros desejam os mesmos jogadores, pela falta de opções. Portanto, se o Flu conseguir levar um deles, ótimo, se não, deve pelo menos trazer jogadores para a reserva. Nas laterais, situação é bem parecida. 

  O tricolor carioca já está bem servido de meio campistas. Para os lados, não só deve chegar um titular, como também mais 2 ou 3 reservas. Esse jogador de lado também pode ser um armador, o que mudaria um pouco o estilo. E um centroavante de alto nível também seria muito bem vindo nas Laranjeiras.

  Segue aí uma sugestão de time para 2017:



  Thiago Neves é um jogador com grande identificação com a torcida e todo ano é desejado por pelo menos 5 clubes brasileiros. Já Bou, é um ótimo atacante argentino que joga no Racing, pode render como renderam Pratto e Barcos, por exemplo.



  Pedro Werneck

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Cadê o sornoza e o orejuela nesse time?

    ResponderExcluir
  3. Esqueci dos jogadores que o Fluminense havia assinado pré contrato, vou mudar lá e tentar achar o espaço deles nesse time

    ResponderExcluir